Cachorro na piscina: Entenda os cuidados com animais de estimação
19 de maio de 2017
Entenda o Custo de Manutenção de uma Piscina
31 de maio de 2017

O que são piscinas biológicas?

As piscinas biológicas têm muitas vantagens em comparação com as piscinas tradicionais. As piscinas biológicas são muito mais atraentes e mais fáceis de integrar no design do jardim.

Uma piscina biológica é um ambiente digno de contemplação. Oferece muito mais do que a simples possibilidade de tomar banho. Permite-nos um agradável convívio com a Natureza extraordinariamente mutante, tanto em cores como em formas e aromas, proporcionando momentos de imenso prazer. Uma piscina biológica é um pequeno lago no qual se pode tomar banho sem qualquer risco para a saúde, uma vez que não é utilizado qualquer produto tóxico na purificação da água. Não existe propriamente uma temporada de utilização para as piscinas biológicas.

Ao longo do ano, os usuários se sentirão rodeados por um ambiente tranquilizador, pleno de vida, cores e fragrâncias. As biopiscinas não são apenas destinadas à natação. São, sobretudo, espaços com características paisagísticas extraordinárias, que convidam ao desfrute da natureza, delicadamente inserida no jardim de nossas casas.

Ao contrário dos sistemas químicos tradicionais, “esterilmente azuis” (normalmente cercados com barreiras de pavimentação para proteger as plantas ao redor dos produtos químicos corrosivos), este sistema é totalmente integral, tornando-se vivo e pulsante coração de um jardim ou parque, repleto de vida. Embora as águas em si sejam completamente cristalinas, elas refletem a vegetação circundante com um bonito verde translúcido e com constantes mudanças cromáticas devido aos ciclos vegetativos.

As piscinas biológicas representam uma tecnologia limpa com funções lúdicas, estéticas e de grande contributo para a saúde dos utilizadores. Suas águas não ressecam a pele e cabelo nem provocam ardor nos olhos. Estes elementos paisagísticos contribuem para a manutenção da biodiversidade ao criar um micro-ecossistema utilizável, significando uma viragem no conceito de piscina e mostrando uma forma mais saudável e ecológica de desfrutar deste espaço.

O objetivo é recriar lagos e piscinas naturais tal como são encontrados na Natureza. O funcionamento destes ecossistemas aquáticos é simples, apesar de ter os seus segredos. Fundamentalmente, trata-se de imitar a Natureza, reproduzindo o seu Princípio Básico de Sustentabilidade, a sua infinita capacidade de auto-regeneração. A depuração da água através das plantas, complementada com filtros biológicos, é um processo similar ao que se observa nos rios e lagos naturais.

Ao contrário dos processos que usam a esterilização da água, esta tecnologia baseia-se no bio-mimetismo, no equilíbrio natural. O resultado é um exuberante jardim aquático embalando uma massa de água cristalina e natural, sem a presença de quaisquer produtos químicos. Tal como uma criança, após alguns meses de vida, o ecossistema será suficientemente forte para manter a água límpida e plena de vida. A medida que as plantas vão crescendo, elas vão retirando cada vez mais impurezas da água, deixando-a pura e fresca.

A concepção deste sistema biomimético é baseada em princípios naturais e bio-químicos onde os elementos da Natureza são respeitados ao invés de serem combatidos.

Por ser um processo de filtração lento e suave, estes ecossistemas utilizam bombas de baixo consumo extremamente eficientes, e não exigem qualquer tipo de insumos químicos.

  • Saúde

As piscinas orgânicas, ecológicas, ou de tratamento biológico, são preferidas por todos os que desejam conjugar as vantagens de uma piscina livre de produtos químicos nocivos, alguns deles cancerígenos e alérgenos, e a harmonia de um ambiente naturalmente atrativo e reconfortante. O nosso conceito assenta na filosofia Zen, onde os jardins conformam uma união entre o verde e a água, produzindo um efeito terapêutico. A energia envolvente transmite uma sensação relaxante, proporcionando um bem-estar reconhecidamente positivo.

Embora seja difícil descrever por palavras o que se sente ao nadar em piscinas naturais, a expressão mais próxima poderá ser um “simplesmente delicioso”. É a sensação aconchegante da água pura, sem cabelos ressequidos, nem ardor nos olhos ou comichão na pele.

A nossa saúde agradece.

  • A qualidade da água

O tratamento da água, considerado ecologicamente sustentável, é feito através da simbiose natural entre filtros biomecânicos e o processo de depuração realizado pelas plantas aquáticas. O resultado traduz-se numa água de qualidade balnear excelente, durante todo o ano. A depuração da água através das plantas é um processo similar ao que se observa em nascentes de rios e lagos naturais. Sem produtos químicos ou aditivos tóxicos, a água límpida e cristalina é depurada de forma natural. A água analisada das eco piscinas é, em muitos casos, melhor do que a água potável distribuída pela rede municipal.

  • Baixa manutenção

Os jardins aquáticos precisam ainda menos de manutenção do que os jardins terrestres: eles não precisam de capina, rega, roçada ou fertilização. As pragas são controladas por libélulas, rãs e outros seres aquáticos. O material vegetal podado é um excelente adubo devido ao alto teor de nutrientes. Uma vez estabelecidos, estes ecossistemas são essencialmente auto-regenerativos. Isso ocorre porque o sistema é projetado para alcançar o estágio em que opera como um ecossistema aquático completamente equilibrado.

A única manutenção necessária é o corte e remoção da matéria vegetal morta e o esvaziamento dos coletores de folhas. Recomenda-se um plano de manutenção técnica sazonal para acompanhamento no primeiro ano. Duas vezes por ano, o espaço aquático deverá receber um serviço técnico onde o ecossistema é observado e são tomadas amostras para análise laboratorial. Os parâmetros da água devem manter-se dentro das normas do CONAMA (RESOLUÇÃO No 357/2005).

Lembre –se que piscinas biológicas também oferecem riscos então, instalar cercas de proteção na piscina é uma medida preventiva, que está em todos os manuais. É fundamental para diminuir os riscos de afogamento e outros acidentes. Protege o lazer das crianças, mas também é muito importante para a segurança de idosos e animais domésticos.

Opte pelas cercas removíveis nesse caso, pois assim elas são práticas e de fácil retirada e colocação podemos ser feito por qualquer adulto, e garantem 100% sua segurança.

Depois dessas informações, o próximo passo é entrar em contato com a SAFE4U que é uma empresa especializada, experiente no mercado e que oferece um produto importado de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *