Instalação de cercas para piscina
Como evitar que as crianças se afoguem
2 de setembro de 2016
Instalação de cercas para piscina em sp
Muito importante para todos os pais! O afogamento secundário de crianças
21 de setembro de 2016

Qual a profundidade ideal para a piscina?

Instalação de cercas para piscina em sp

A profundidade ideal da piscina é muito importante para que seu filho continue protegido

Geralmente, a profundidade da piscina é definida por seu tamanho total ou pelo perfil de público que a utilizará. Pode ser variável, fixo e até ser alterado.Você já analisou o terreno, já decidiu o tamanho e também que tipo de material será usado para a sua piscina, no entanto, ainda falta definir qual será a profundidade.

Você sabe como deve ser? Existe uma profundidade ideal para piscinas? A resposta é depende. Geralmente é estabelecido conforme as medidas da piscina (largura e comprimento), além de considerar o perfil do público que fará uso.

Quanto maior for a piscina, mais profunda ela será. Isso ocorre muito em clubes, onde as piscinas geralmente são maiores e mais fundas para permitir a natação ou outras práticas esportivas. Já em condomínios e residências a profundidade é mais variável, iniciando por uma parte mais rasa que vai aumentando gradativamente quanto à profundidade.

Quais as profundidades mais usadas?

A equipe da Piscinas Parasolle explica que há medidas padrão, que variam conforme as especificidades do projeto:

“Uma piscina de até 5m x 3m deve ter 1,30 m de profundidade. Acima dessa metragem a profundidade varia entre 1,40m e 1,50m. Ainda pode-se optar por fazer com duas profundidades, 1,15m (parte rasa) e 1,60m (parte funda).”

A empresa destaca que, quando se trata de uma piscina familiar com crianças como usuários, é importante a existência de uma parte mais rasa, normalmente com medidas entre 1,10m e 1,20m.

Outra opção é investir numa piscina com prainha, que serve para o descanso dos adultos e para o divertimento das crianças. Em média, a prainha tem entre 40 e 50 centímetros de profundidade.

Também é importante destacar que a piscina, finalmente, sempre está alguns centímetros abaixo da profundidade total, já que a água não chega ao limite da borda; geralmente ficando entre 10 e 15 centímetros abaixo.

Posso alterar a profundidade da piscina?

A possibilidade de alterar o fundo da piscina existe mas nem sempre é uma questão simples. Isso porque pode envolver mudanças na estrutura original, serviço que precisa ser feito por uma empresa especializada em reforma de piscinas para evitar problemas futuros.

Quando se altera a estrutura da piscina, a impermeabilização precisa ser refeita e o método utilizado dependerá do tipo e extensão da obra. Para quem não quer arriscar, uma alternativa são as plataformas móveis, que podem ser encontradas em diferentes tamanhos, alturas e formatos. São ajustáveis e podem ser montadas sem a necessidade de esvaziamento da piscina.

Além disso, também são removidas facilmente e adequadas a diferentes públicos, como crianças e idosos. Não interferem na circulação da água e disponibilizam espaços para limpeza.

2 Comentários

  1. César disse:

    Ótimo artigo, me ajudou muito

  2. Freire disse:

    Parabéns pelo artigo, isso vai ajudar muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *