Cercas para Piscina
Qual a importância de manter a piscina sempre limpa?
17 de agosto de 2016
Instalação de cercas para piscina
Como evitar que as crianças se afoguem
2 de setembro de 2016

Como cuidar da piscina no inverno

Cerca para Piscina

A chegada do inverno significa o fim da temporada de piscinas para muita gente. Mas isso não quer dizer que você possa se descuidar da manutenção da área de lazer.

Como estamos no inverno e muitos se despedem da piscina. Se você é daqueles que acha que a estação é sinônimo de não fazer manutenção na área de lazer, descubra neste artigo por que está errado!

A chegada do inverno significa o fim da temporada de piscinas para muita gente, não é mesmo? Mas isso não quer dizer que você possa se descuidar da manutenção da área de lazer.

É preciso, sim, continuar cuidando da piscina, apesar das baixas temperaturas. Além de manter a qualidade da água nos níveis adequados, você acabará gastando menos, ao não ter que recorrer a tratamentos de choque e serviços emergenciais.

Descubra a seguir como cuidar da sua piscina no inverno.

Capa de piscina para evitar resíduos

Se você ainda não tem este acessório, precisa reconsiderar. A capa é uma aliada de peso na manutenção da piscina no inverno. Ela protege a sua piscina da entrada de folhas, insetos e outros resíduos, contribuindo para que a água fique limpa por mais tempo. As capas estão disponíveis no mercado em lonas de diferentes espessuras

Tratamento da piscina no inverno

Fazer o tratamento periódico da piscina no inverno é tão importante como no verão. Primeiro, para ter a piscina sempre preparada para o uso, caso hajam dias de calor e sol. Depois, porque ajuda evitar gastos com limpezas pesadas, nas que o uso de produtos químicos é muito maior.

Isso sim, atenção à periodicidade! A rotina de tratamento não deve ser a mesma, já que o uso da piscina cai bastante no inverno. Por isso, faça o controle dos indicadores da água de forma semanal, ajustando os parâmetros segundo as necessidades indicadas na análise.

Normalmente, a aplicação de cloro deverá ser feita semanalmente. A quantidade de produto, entretanto, é menor que a gasta no verão. É importantíssimo não saltar esse passo, já que as piscinas sem o devido tratamento são focos potenciais de proliferação para o mosquito da dengue (Aedes Aegypti).

“Cloro e corretivos de pH e alcalinidade devem ser aplicados de acordo com os resultados obtidos no teste. Semanalmente, recomendamos a aplicação de algicida de manutenção, para evitar o desenvolvimento de algas (tonalidade verde). Esses três parâmetros são essenciais para a qualidade da água e saúde dos banhistas”,

Limpeza da piscina no inverno

Também é importante manter em dia as ações para a limpeza física da piscina, especialmente a filtragem da água. Na maioria dos casos, é suficiente fazê-lo de forma semanal, por um período de 6 horas.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o fabricante ou com um profissional especializado.

2 Comentários

  1. César disse:

    Ótimo artigo, me ajudou muito

  2. Freire disse:

    Excelente artigo, parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *