Por que é preciso colocar uma ducha na piscina?
19 de abril de 2017
Piscinas de água salgada são uma boa idéia?
12 de maio de 2017

Como manter o deck da piscina?

Além de seu papel funcional, o deck agrega elegância ao ambiente. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para mantê-lo bonito e em ótimas condições por mais tempo. Veja quais!

Além de sua funcionalidade, é inegável que o deck oferece um charme especial, deixando o ambiente da piscina mais elegante. Além disso, costuma ser bastante utilizado ao redor de banheiras de hidromassagem, assim como em varandas e outras áreas externas.

Outra vantagem dos decks é que podem ser aplicados em ambientes de diferentes metragens e configurações, contribuindo significativamente para sua decoração. Apesar de o mercado já oferecer decks de distintos materiais, os que fazem uso da madeira ainda são predominantes. Geralmente, nesses casos, os decks são confeccionados com madeiras entrelaçadas e tratadas para resistir aos efeitos do sol e da umidade, assim como para ficarem imunes a pragas, como cupins.

No entanto, para que as características originais do produto sejam conservadas por mais tempo, alguns cuidados são fundamentais, principalmente quando se refere aos decks de piscina, que também são expostos à ação constante da água.

1) Cuidado com a limpeza

A limpeza deve ser delicada e sem usar materiais abrasivos. Produtos desse tipo podem danificar o verniz que protege a madeira contra o efeito da umidade. Procure sempre usar vassouras e escovas de cerdas suaves, assim como produtos neutros ou fabricados especificamente para a limpeza de decks de madeira.

Em alguns casos, o auxílio de lavadoras a jato pode ser importante para a limpeza da sujeira que fica acumulada nas frestas existentes entre a madeira. Porém, a pressão precisa ser regulada para que não seja muito forte, pois isso igualmente pode danificar a proteção da madeira.

2) Inspeções rotineiras no deck

A presença de uma simples rachadura em alguma parte da madeira pode prejudicar toda a peça. O mesmo ocorre com partes onde o verniz está desgastado e já não protege mais como o esperado.

É preciso dar uma atenção especial também a pregos, parafusos e outras partes da estrutura metálica, que podem enferrujar e danificar a madeira. Ter tudo em dia e revisado é fundamental para não comprometer a estrutura e oferecer riscos de acidentes.

3) Aplicar verniz, sempre que necessário

O verniz é uma das peças-chaves para manter o deck da piscina em ótima condições e livre dos efeitos da água. Sendo assim, é fundamental revisar a madeira periodicamente e procurar por espaços onde o material possa estar desgastado.

De acordo com profissionais especializados em decks para piscinas, não existe um tempo correto para que o verniz seja reaplicado, já que varia de caso para caso. A frequência de uso da piscina, as condições climáticas e, inclusive, a qualidade do verniz interferem na durabilidade da proteção do material.

Diante da necessidade de reaplicação, é preciso que a madeira seja lixada ou raspada. Isso para que seja retirada toda a camada do verniz antigo. Somente depois disso uma nova camada pode ser aplicada. Cabe destacar que, se a madeira estiver muito escura, existem no mercado alguns produtos clareadores, que podem ser aplicados antes do verniz e ajudam a revitalizar e melhorar a aparência do deck.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *